domingo, 7 de setembro de 2014

Sabia que o CP começou como um hobby de Rocketsnail?

Olá, pinguins!

Hoje encontrei duas postagens de Rocketsnail, um dos criadores do CP que, por achar bem interessantes decidi postar aqui. Na primeira, feita este mês, ele se interroga sobre o porquê do sucesso do Club Penguin e uma das muitas razões que ele aponta para este jogo ser tão especial foi o ter começado como um hobby. Depois remete-nos para uma segunda postagem, feita em fevereiro de 2011, onde regressa a 1999 e nos conta como começaram as suas "Experiências com pinguins". Vejam a traduçao das duas postagens.

Club Penguin: O Hobby
Por Rocketsnail em setembro de 2014

Ao longo dos últimos dois anos eu tenho visto inúmeros mundos virtuais vir e ir, e eu tenho-me perguntado o que fez o Club Penguin ser tão especial. Eu acredito que uma das muitas razões para o sucesso do Club Penguin foi que ele começou como um hobby. Eu tinha cinco anos para experimentar, explorar e ouvir o público. Não havia pressa para ganhar dinheiro, era um hobby. Gostaria de saber quantos jogos de sucesso começam como hobbies?
Experimentando com pinguins
Por Rocketsnail em fevereiro de 2011

Voltando ao inverno de 1999 eu tive a ideia de criar um jogo multiplayer de estratégia com pinguins. Mas poderia o Flash 4 fazê-lo? A internet estava preparada? Eu decidi começar pequeno e criar o "Experimental Penguins". (Lançado em julho de 2000)

O "Experimental Penguins" foi a minha primeira tentativa de desenvolvimento de um jogo multiplayer. Era muito simples. Cada jogador podia dar ao seu pinguim um nome, conversar e explorar um mundo de quatro salas. Fiquei surpreso com o sucesso.

Infelizmente o "Experimental Penguins" foi encerrado um ano depois, devido aos custos dos servidores.

Em 2001 eu comecei a trabalhar no meu jogo de estratégia multiplayer novamente. Este foi rapidamente interrompido quando empresas começaram a pedir-me para desenvolver chats de caracteres para os seus sites. Depois de criar um par de chats personalizados, eu decidi construir a versão seguinte do "Experimental Penguins" chamada "Penguin Chat".

Em janeiro de 2003 o novo e melhorado "Penguin Chat" foi lançado online. Esta versão incluía muitas das novas funcionalidades, como emoticons, balões de chat, classificação de profundidade (você pode andar atrás de um objeto), e a habilidade de atirar bolas de neve.

Em 2004, mais de 1 milhão de pinguins tinha pinguinado ao redor.

Em algum momento no final de 2004, eu tive a ideia de criar um lugar seguro para as crianças jogarem online. Escrevi um documento curto de quatro páginas que mais tarde seria chamado de "Club Penguin". Eu tinha três desafios projetados:
  1. Como construir um servidor que pudesse lidar com milhares de jogadores? O meu servidor atual não poderia lidar com mais de 100 conexões simultâneas.
  2. Como fazer o mundo "seguro"?
  3. Como gerar rendimentos? Este jogo ia ser muito caro para operar.
Em 2005 eu decidi construir o "Pinguim Chat 3" para testar o novo cliente e servidor para o Club Penguin. Eu precisava de usuários reais em servidores reais para fazer este jogo possível. Projetar sem feedback é perigoso.

Durante este tempo eu estava trabalhando a tempo parcial para o Dave Krysko na "New Horizon Productions". No início de 2005 Dave contratou Lane Merrifield (Billybob) para ajudar com as vendas. Eu estava desenvolvendo o Club Penguin todas as sextas-feiras, e meu plano era lançar em 2010.

Lane adorou a ideia do Club Penguin e encorajou Dave para acelerar o projeto. Foi formada a "New Horizon Interactive" para criar o Club Penguin.

Eu estava livre para trabalhar no Club Penguin em tempo integral.

Minha primeira tarefa foi a de criar uma equipa.

Contratei o meu amigo multi-talentoso Chris Hendricks (Screenhog) para desenhar pinguins, desenhar roupas, construir móveis, compor música e programar mini-jogos.

O meu irmão criou a base de dados e as ferramentas de suporte remoto a partir de Belize.

Eu concentrei-me em desenvolver o cliente e o servidor para executar o Club Penguin. Eu gostava de desenhar todas as salas, portas e segredos para os pingüins explorarem.

Em 22 de agosto de 2005 recebemos 15 mil testers para o Club Penguin Beta. Durante o Beta, decidimos realizar uma festa para testar a capacidade do servidor. Tivemos a ideia de oferecer chapéus de festa para incentivar os jogadores a entrar ao mesmo tempo. Milhares de pinguins juntaram-se à festa. (Nasceu a ideia das festas)

Em 24 outubro de 2005 o Club Penguin foi lançado oficialmente.

A maioria das pessoas não percebem que o Club Penguin foi lançado incompleto. Por que há um Dojo? Como você se torna um ninja? Porque é que existe um Farol? Por que há uma Pet Shop? Você pode derrubar o iceberg?

Até Março de 2006 o Club Penguin tinha alcançado mais de 1 milhão de pingüins. O jogo foi crescendo tão rapidamente que os servidores tiveram dificuldades em acompanhar a procura. Eu reconstruí totalmente o Club Penguin três vezes em 2006. A equipe cresceu rapidamente, nós adicionamos mais programadores, artistas e moderadores.

Em 2007, nós precisávamos de ajuda. A empresa já contava com mais de 100 funcionários, e tivemos mais de 12 milhões de pinguins ativos. Nós nos tornamos os "Saturday Morning Cartoon" modernos. Como é que vamos continuar a fazer crescer a empresa? Como é que vamos expandir para outros países e idiomas? Como podemos criar brinquedos? Como é que vamos manter o jogo online? Precisávamos de um parceiro experiente.

Em 01 de agosto de 2007 o Club Penguin entrou para a "Walt Disney Company".

Esta foi uma excelente decisão. A Disney é uma empresa fantástica. Estou espantado ao ver os pinguins pinguinando nos parques temáticos e ao redor dos brinquedos nas prateleiras. Todos os dias a mesma equipe que criou o Club Penguin antes da Disney continua a imaginar novos conteúdos para milhões de crianças explorarem a cada semana .

Eu passei os últimos dois anos (2007-2009) treinando a equipe e, finalmente, lançando os Ninjas. Sempre foi um objetivo pessoal criar um jogo com piratas, espiões e Ninjas. (Nunca pensei que eles seriam todos pinguins)

Aprendi muitas lições a "experimentar com pinguins". Aqui estão algumas que eu gostaria de compartilhar:
  1. As ideias tomam tempo.
  2. Ouça a sua audiência.
  3. Retribua com generosidade.
  4. Faça boas parcerias.
Eu sempre brinco que Dave construiu uma empresa, Lane construiu um negócio e eu construí o produto. Talvez um dia alguem vá escrever um livro mais detalhadas sobre a história completa do Club Penguin.

Assista a "Experimental Penguins" no Youtube


Então, o que você está fazendo hoje?

Bom eu deixei Club Penguin em 2010, para passar mais tempo com minha família e trabalhar em novos projetos. Nos últimos 10 anos, tenho vindo a desenvolver o Club Penguin e é tempo para algo novo.

O que acharam destas postagens de Rocketsnail? Eu achei muito legal ficar a conhecer mais sobre o desenvolvimento e a história do jogo e, entre outras coisas, gostei de saber que tudo começou como um hobby de Rocketsnail e entender o porquê da Disney ter entrado no Club Penguin. É evidente que por causa da participação da Disney o jogo tem coisas que eu pessoalmente não gosto mas para mim ficou bem claro que a entrada da Disney foi uma necessidade e que sem ela, muito provavelmente, o Club Penguin já teria acabado há muito tempo e talvez muitos de nós não tivessemos podido participar nesse jogo tão especial que é o Club Penguin. Deixem suas opiniões nos comentários abaixo.

Joaninha 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário