segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Relembrando ... Os Ninjas no CP: de lenda a realidade

Olá pinguins!

Desde a criação do Club Penguin que os Ninjas são um aspecto importante do jogo. Inicialmente eram apenas uma lenda mas, em novembro de 2008, com a criação do Desafio-Ninja, a lenda tornou-se realidade e os pinguins passaram a ter a possibilidade de se tornarem ninjas. Desde aí houve muitas atualizações relacionadas com ninjas, incluindo a possibilidade de os pinguins se poderem tornar também Ninjas do Fogo, da Água e da Neve mas, depois do lançamento do Desafio Ninja Neve, em maio de 2013, as atualizações pararam. No entanto, em outubro de 2014, numa entrevista que deu a Riyita, Spike Hike falou que o CP tinha grandes projetos para o Desafio Ninja. Relembrem:

Pergunta: Quando é que vamos ouvir mais algumas novidades sobre o Desfio Ninja e, depois da Sombra, qual é o próximo?
Resposta: O Desafio Ninja precisa de um reboot. Temos 2/3 da animação feita. É incrível. Inovador. Coisas da próxima geração. Temos um projeto que leva o Desafio Ninja ao próximo nível e além. Nós temos traçado o Desafio Ninja Sombra e muito mais. Temos idéias para um desdobramento completo do Desafio Ninja. Só precisamos do tempo para fazê-lo. Muito do nosso foco foi trazer o CP para os dispositivos móveis. Espero que em breve possamos virar o foco para o Desafio Ninja.

Assim, como os ninjas tem tido um papel tão importante no jogo e também porque é possível que estejam para surgir grandes atualizações relacionadas com o Desafio Ninja, decidi relembrar a história dos ninjas no CP nesta edição do "Relembrando".


Até novembro de 2008 - Evidências ninjas

Até novembro de 2008 os ninjas eram apenas uma lenda no CP. No entanto, a vontade dos jogadores em ter ninjas na ilha era grande e os rumores de que os ninjas viriam a ser reais surgiram muito cedo, mesmo antes do lançamento do Club Penguin, devido a uma série de evidências. Vamos então ver todas essas evidências que levavam os jogadores a acreditar que um dia haveria ninjas no Club Penguin.

Primeiramente, o Penguin Chat 3, o jogo criado por Rsnail que precedeu o Club Penguin, tinha ninjas e, em Agosto de 2005, antes do lançamento do Club Penguin, um jogador interrogou RSnail sobre os ninjas no Club Penguin e  RSnail afirmou: “Esse é um segredo que não pode ser revelado até lançarmos. Irá haver ninjas, mas será mais difícil ser um ninja e envolverá uma sala secreta. Por enquanto, apenas  façam o seu pinguim de preto e finjam". 

Depois, quando o CP foi lançado, em outubro de 2005, a sua página de entrada original, quando se clicava na letra "N" do logotipo, mostrava um pinguim preto com máscara ninja em vez do habitual pinguim azul.


Desde a sua criação que o Club Penguin tem um Dojo. Até 4 de novembro de 2008, era uma sala secreta,  que só podia ser acedida através do mapa, estava completamente vazio, excepto nas festas, e era usado pelos pinguins principalmente para fazer guerras de bolas de neve. Mais tarde veio-se a saber que foi Sensei que o construiu, há muitos atrás, antes de entrar numa "longa jornada", que durou até ao seu retorno em novembro de 2008, mas dessa história falaremos mais adiante.



Assim como agora, havia sombras ninja em várias salas da ilha, como no Farol e na Cabana. Mais tarde, em outubro de 2008, durante a Festa de Halloween, também apareceram sombras de ninjas no Dojo que podiam ser vistas quando este era atingido por um relâmpago.


Entre 3 e 13 de novembro de 2008 - Escavação do Dojo e revelação do Sensei  

Durante a Festa de Halloween de 2008, uma grande tempestade de raios aproximou-se da ilha e, em 3 de novembro de 2008, um raio atingiu o Dojo, danificando seu telhado. Ao passarem pelo grande buraco que se encontrava no telhado os jogadores entravam numa nova sala, o Pátio do Dojo, que estava completamente coberta de neve. Lá encontrava-se um misterioso pinguim chamado “??????”, que mais tarde se verificou ser o Sensei, escavando a neve que cobria o Dojo. Em cima dele, havia uma placa que dizia "Escave o Dojo". Os jogadores começaram a escavar a neve usando as britadeiras que podiam pegar no interior do Dojo. Durante os trabalhos de escavação, para além das britadeiras, o interior do Dojo tinha madeiras encostadas às paredes e no chão, cones e fitas construção, uma escada que levava ao buraco no telhado e lâmpadas. Quando os jogadores clicavam em todas as lâmpadas aparecia um poster com a palavra "Ninja".


Em 11 de novembro de 2008, metade do Pátio do Dojo já estava escavado. Já se podia ver, ainda que parcialmente, a porta, algumas paredes e o telhado e ao pé das montanhas apareceu uma cachoeira. Quanto ao interior do dojo não mudou muito passando apenas a ter, a um canto, alguns tatames sobre os quais estava uma placa onde se lia " O Treinamento começa dia 17 de Novembro".

Assim, após anos de boatos o mistério dos Ninjas é finalmente reveladoDia 13 de novembro, Sensei, o pinguim cinzento de barbas brancas que deu início à escavação do Dojo, anuncia, no Club Penguin News, que vai reabrir o Dojo como uma escola para ninjas. Está à procura de pupilos em busca de sabedoria ninja e o treinamento vai começar dia 17 de novembro.



Entre 14 e 16 de novembro de 2008 - Grande Re-Inauguração do Dojo

Dia 14 de novembro de 2008, logo após a Escavação do Dojo, dá-se a Grande Re-Inauguração do Dojo, um evento para comemorar o retorno do Dojo e o lançamento da nova sala, o Pátio do Dojo. Durante o evento, o Pátio do Dojo estava decorado com pipas e lanternas japonesas, na neve estavam desenhados os símbolos dos elementos, Fogo Água e Neve,  e perto da porta do Dojo estava uma caixa onde todos os jogadores podiam pegar um item, os Chinelos Japoneses. O Dojo também tinha decorações, como lanternas japonesas, um jardim Zen e um cartaz com o desenho de um dragão e, a cada 5 minutos, havia o "Show do Gongo" em que aparecia um gongo e os pinguins podiam jogar-lhe bolas de neve, para fazer sons.


17 de novembro de 2008 - Lançamento do Desafio-Ninja e inauguração do Esconderijo Ninja

Em 17 de novembro de 2008, quando o evento da Grande Re-Inauguração do Dojo terminou, foi lançado o jogo Desafio Ninja e começou o treinamento. Os jogadores podiam jogar Desafio Ninja no Dojo para conquistar faixas e, depois de completarem o jogo, derrotando o Sensei, tornavam-se ninjas e ganhavam uma máscara de ninja. Após se tornarem um ninjas, os pinguims também ganhavam acesso a uma nova sala, o Esconderijo Ninja, que foi lançada simultaneamente com o jogo do Desafio Ninja.


Esconderijo Ninja era uma sala secreta, ao lado do Dojo, com acesso pelo Pátio do Dojo e que só podia ser acedido por ninjas (quando um pinguim não era ninja e tentava entrar aparecia um pequeno aviso na porta da sala, que dizia para conseguir a Faixa Preta e a Máscara Ninja após derrotar o Sensei). Era lá que se encontrava o catálogo Obras de Artes Marciais, que atualmente se encontra no Dojo, onde os ninjas com assinatura podiam comprar diversos itens, nomeadamente o Uniforme de Ninja. A partir da Festa do Desafio Ninja Neve, em maio de 2013, de que falaremos numa próxima postagem, o Esconderijo Ninja não pode mais ser acessado.

27 de novembro de 2008 - O Sensei fala

No dia 27 de novembro de 2008, após tantas surpresas e segredos desvendados, Sensei dá-se a conhecer melhor aos jogadores através de uma entrevista que faz ao Club Penguin News. Há muitos anos atrás, quando era novo e sózinho, construiu o Dojo. Depois entrou numa "longa jornada" aprendendo com a natureza em busca de sabedoria. Essa jornada, que durou até ao seu retorno em novembro de 2008, levou-o a dominar os elementos Fogo, Água e Neve. Só os faixas-pretas, os mestres, o vencem no Desafio Ninja. Sensei também se refere à invisibilidade dos ninjas, que os jogadores irão conhecer mais tarde, em julho de 2009, em que Sensei aparece pela primeira vez no CP como personagem encontrável e revela uma nova técnica chamada Nuvem Misteriosa.


Como viram, em novembro de 2008 a lenda dos ninjas tornou-se realidade. Os jogadores desenterraram o Dojo, conheceram o Sensei, jogaram Desafio Ninja e muitos tornaram-se ninjas e conheceram o Esconderijo Ninja. A história dos ninjas no CP não termina aqui mas, para não tornar a postagem demasiado longa o resto será contado numa próxima edição do quadro.

O que acharam desta edição do "Relembrando"? Deixem as suas opiniões sobre a postagem nos comentários abaixo e se souberem mais alguma curiosidade sobre os ninjas do CP desta época não deixem de nos contar.

Créditos à Club Penguin Wiki, que foi de onde retirei grande parte das imagens e informação que usei para fazer a postagem e agradecimentos à Janine, que me contou muitos pormenores que eu desconhecia por não jogar CP na época, e a amigos como o Pesquisador Froid e o Polo Wave que me deram algumas dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário