terça-feira, 14 de abril de 2015

Relembrando ... Os agentes secretos do CP: Agência Secreta dos Pinguins (ASP)

Olá, pinguins!

Desde o lançamento do Club Penguin, em outubro de 2005, que há agentes secretos ma ilha. Eles fazem parte de uma agência secreta,  a Elite Penguin Force (EPF) e têm como deveres, entre outros, manter a ilha segura de qualquer ameaça. A agência é comandada pela Tia Arctic, também chamada de Diretoria, e tem a sua sede na Sala de Comando da EPF, acessível pela Estranha Parafernália Falante.



Mas nem sempre foi assim, entre 24 de outubro de 2005 e 17 de maio de 2010, os agentes secretos do CP pertenciam a uma outra agência de segurança, a Agência Secreta dos Pinguins (ASP), que só foi substituída pela EPF após uma grande "Explosão Pipoquenta" ocasionada por Herbert. E é dessa antiga agência, a ASP, da qual tantos agentes EPF têm saudades, que vamos falar hoje nesta edição do "Relembrando ..."


A Agência Secreta dos Pinguins, mais conhecida por ASP, era a antiga agência de pinguins que protegiam o CP. A ASP foi fundada pela Diretoria, que ainda é a atual líder da comunidade de agentes secretos, e permaneceu em atividade desde 24 de outubro de 2005 até 17 de maio de 2010.

Para fazer parte da agência, os jogadores tinham que ter 30 dias ou mais de conta criada no jogo e realizar um teste respondendo a um questionário, que aparecia clicando no símbolo (M) que se encontrava no canto superior direito da tela. Após se tornarem agentes da ASP os jogadores recebiam o Telefone Secreto e passavam a poder aceder ao Quartel General da ASP, o QG. A partir do dia 1 de maio de 2009, passaram também a receber uma remuneração mensal de 250 moedas por serem agentes secretos.


Telefone Secreto era um pequeno telefone azul, criado por Gary em 2005, bem mais simples que o atual Telefone EPF, que podia ser utilizado para acessar qualquer sala da ilha por meio de teletransporte, dava acesso direto ao QG e continha várias ferramentas necessárias para resolver algumas missões. Até julho de 2008, ele aparecia no canto inferior direito do Cartão de Pinguim dos agentes secretos e depois foi movido para a seção de prémios do Inventário e exibido no canto inferior esquerdo da tela. Em 27 de maio de 2010, após o fim da ASP, o Telefone Secreto foi substituído pelo Telefone da EPF.


QG era uma sala secreta que só podia ser acessada por agentes secretos através de uma passagem secreta, localizada atrás da terceira cortina dos provadores da Loja de Esportes, ou através do Telefone Secreto. Antes de março de 2006, data em que passagem secreta foi adicionada, só podia ser acessada através do Telefone Secreto.

Inicialmente, era só uma sala pequena e vazia. Em novembro de 2005, o CP adicionou-lhe uma mesa de Mancala para os agentes secretos jogarem que foi removida em fevereiro de 2006. Em março de 2006, o QG foi aumentado e remodelado, remodelação essa que incluiu a colocação televisores que podiam teletransportar os pinguins para diversas salas da ilha. Novos monitores foram adicionadas em maio de 2007, quando a Prainha e a Floresta foram lançadas, em novembro de 2007, quando abriu o Palco e, quase um ano depois, em novembro de 2008, depois da Escavação do Dojo. Antes de ser destruído, em maio de 2010, o QG tinha  25 televisores que davam acesso a salas e um monitor branco.


Na atualização de novembro de 2008, que ocorreu simultaneamente com o lançamento do jogo "Club Penguin: Elite Penguin Force", para Nintendo DS, foi também lançada uma nova sala para os agentes, a Sala de Comando, que se localizava no armário situado na parede esquerda do QG e só podia ser acessada pelos Agentes de Elite, que eram os jogadores que tinham um código especial que vinha com o jogo. Esta sala, também conhecida como quartel general da EPF, tinha alguns segredos: quando os agentes clicavam na mesa apareciam diferentes centros de mesa, a mesa EPF, a mesa de café e a mesa de pizza; quando se passava o mouse na foto do pinguim com óculos, que dizia "Elite Force", o pinguim mudava de cor ou transformava-se num palhaço; na televisão, que tinha todos os canais como as televisões dos iglus excepto o do hoquei, quando se mudava para o canal que tinha os pinguins a conversar passados alguns segundos aparecia o texto "esta conversa provavelmente seria muito mais interessante com som ... huh". Confiram abaixo.


Ainda relativamente ao jogo "Club Penguin: Elite Penguin Force", ele marcou a primeira referência do CP à EPF e as primeiras aparições de algumas personagens do CP, como a Dot e a TP.

É de notar que, nas missões da ASP, o QG dava acesso à sala A Sala de Invenções do Gary, uma sala que os jogadores não podiam ver no CP. A Sala de Sala de Invenções foi introduzida pela primeira vez aos agentes na Missão 4, em agosto de 2007, que desde esse momento começaram a utilizar nas missões as diversas invenções presentes nessa sala.


A ASP possuía um manual chamado Fatos Importantes Segredos Hipersecretos, conhecido por F.I.S.H., que continha os deveres de um agente secreto, orientações para reportar jogadores, explicações sobre a identidade dos agentes, informações sobre o Telefone Secreto, a história da ASP e uma tradução do Código do Agente Secreto. Para além disso, os agentes também podiam comprar no manual quatro itens de agentes secretos ("Óculos de Sol", "Óculos de Visão Noturna", "Paletó" e "Gravata Borboleta"), ver explicações sobre ações especiais de determinados itens e ler dicas para minijogos. Este manual que se encontrava no QG, localizado no canto inferior direito da tela, foi destruído juntamente com a ASP na Explosão Pipoquenta e não está acessível desde que esta fui substituída pela EPF.


No QG era possível realizar as Missões Secretas, também conhecidas como Missões da ASP, que são uma série de onze aventuras do Club Penguin, onde os agentes secretos podiam ganhar experiência e ganhar medalhas e prémios. A primeira, "O Caso dos Puffles Desaparecidos", foi lançada em junho de 2006 e a última, "O Vilão Vegetariano", em  maio de 2010. Inicialmente, encontravam-se numa pasta situada no canto inferior direito da tela e a partir de abril de 2008, quando a missão "O Conserto do Relógio" foi lançada, passaram a estar num painel, o painel das missões, que tinha três secções: "atuais", onde estavam as missões que os agentes não tinham concluído, "treinamento", com as missões já concluídas e "info" onde, quando clicávamos em uma missão, aparecia uma imagem e um resumo da mesma.


Como sabem, atualmente as Missões Secretas estão disponíveis para todos e podem ser acessadas pela página "Comunidade" do Club Penguin. Vejam abaixo um pequeno resumo destas histórias onde os agentes secretos conheceram pela primeira vez algumas personagens do CP como o Cara do Foguete, o Rookie, Herbert e Rory.


Algumas das missões tiveram origem em acontecimentos que se sentiram realmente na ilha. A primeira foi a Missão 4, "O Resgate da Avalanche", foi ocasionada depois de uma avalanche ter ocorrido na ilha, em 27 de julho de 2007. A avalanche atingiu a Montanha, o teleférico quebrou e a Montanha foi fechada. Isso ocasionou o lançamento da missão, em 7 de agosto de 2007, na qual os agentes precisavam de resgatar os pinguins que se perderam e concertar o teleférico ao qual faltava o cinto que foi roubado por Herbert.


Dia 17 de abril de 2008, quando os jogadores entraram no CP, viram que o Relógio do Forte Nevado tinha sido destruído e todos os relógios da ilha, incluindo o relógio de cuco, localizado perto da porta de acesso à Cabana, estavam descontrolados. Passados 4 dias, a 21 de abril de 2008, foi lançada a Missão 7, "O Conserto do Relógio", em que os agentes ficaram a saber que este problema com o relógio não tinha sido um acidente e a sua missão foi concertá-lo. Uns dias depois do lançamento da missão, os relógios voltaram ao normal e a ASP fez a sua primeira declaração pública no jornal da ilha, o Club Penguin News.


Dia 20 de junho de 2008 um terramoto atingiu o Centro causando danos na Loja de Presentes, no Dance Club, na Área VIP, no Café e na Sala de Leitura, que ficaram com rachaduras nas paredes e no chão. Dia 25 de junho de 2008,  foi lançada a Missão 8, "Tremores Misteriosos", em que.os agentes ficaram a saber que o terramoto não foi um desastre "natural" mas sim causado por Herbert que construiu um túnel para danificar a ilha. O objetivo dos agentes nesta missão era levantar a Loja de Presentes, que estava afundada, e travar Herbert.


A Missão 11, "O Vilão Vegetariano", a última missão da ASP, foi muito esperada pelos agentes, pois só foi lançada quase ano e meio depois da missão 10, enquanto que todas as outras foram lançadas com intervalos de poucos meses. Ela foi muito anunciada, inclusivamente numa edição do Club Penguin News que tinha uma mensagem secreta de Herbert codificada que dizia "Para agencia sebosa dos pinguins, fiquem espertos oviparos ... Pode mudar dia 18 de maio. Herbert P. Bear", e coincidiu com o evento do CP "Explosão Pipoquenta" que mudou a vida dos agentes ao provocar o fim da ASP.


Dia  17 de maio de 2010, no dia do lançamento da Missão 11, os agentes assistiram à destruição das instalações da ASP levada a cabo por Herbert e Klutzy que mandaram uma bomba, a Pipoqueira Pipoquenta, para dentro do QG provocando uma explosão. No dia seguinte, dia 18 de maio, quando os pinguins entraram na ilha depararam-se com o QG e a Loja de Esportes completamente destruídos e a Estação de Esqui cheia de pipocas. Durante o evento "Explosão Pipoquenta", que durou até dia 27 de maio, as salas mudaram e a Loja de Esportes foi definitivamente encerrada por causa dos danos. O evento também foi marcado pela substituição da ASP pela Elite Penguin Force, a EPF, e também pela construção da Estranha Parafernália Falante, a substituta da Loja de Esportes.

Como viram, maio de 2010 marcou o fim da ASP mas a história dos agentes secretos no CP não termina aqui. Após a "Explosão Pipoquenta", ocasionada por Herbert, a Estranha Parafernália Falante substituiu a antiga Loja de Esportes, e passou a dar acesso à Sala de comando da EPF que substituiu a antiga ASP. Os agentes da ASP foram convidados a tornarem-se agentes da EPF e foram também recrutados novos agentes que, ao longo do tempo, entre outras coisas, participaram em operações semanais, em missões, ganharam novos equipamentos e muito, muito mais. Mas, como a história é longa, numa próxima postagem contaremos o resto!

O que acharam desta edição do "Relembrando"? Deixem as suas opiniões sobre a postagem nos comentários abaixo e, como com certeza muita coisa ficou por contar, pois só comecei a jogar CP em 2010, se souberem mais curiosidades sobre os agentes da ASP não deixem de nos contar. Não deixem também de dar sugestões sobre outros assuntos que gostassem de ver tratados aqui no "Relembrando ..."

Créditos à Club Penguin Wiki, de onde retirei grande parte das imagens e informação que usei para fazer a postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário